Breaking News
Home / Decoração / Aprenda a criar combinações com a cor azul

Aprenda a criar combinações com a cor azul

Cada cor tem um significado próprio e a capacidade de despertar sensações específicas. Por isso, além de escolher a melhor combinação entre as tonalidades que poderão compor um ambiente, é importante entender qual a mensagem que será transmitida por meio do tom escolhido para garantir que ele atenda à proposta do cômodo.

Agora é a vez de conhecer o azul, suas variações e descobrir como aproveitá-lo da melhor forma possível.

Entenda o conceito

O azul é a cor da tranquilidade e está também associada à serenidade e harmonia, mas quando usada em excesso transmite a sensação de frieza e tristeza. Um ambiente com azul predominante tem efeito calmante e estimula a criatividade e intelectualidade, por isso é muito recomendada para ser aplicada em quartos.

Se utilizada corretamente, essa tonalidade pode fazer parte de qualquer espaço – tornando-o convidativo, tranquilo e inspirador. Conheça algumas combinações que podem ser feitas com a cor azul.

A cor de 2016

De acordo com o Instituto Pantone, o azul serenidade é a cor tendência deste ano. Isso significa que é um ótimo momento para explorar a tonalidade na composição visual do apartamento. O azul serenidade é claro, leve e tem como finalidade aproximar o cenário urbano da natureza, além de transmitir sensação de equilíbrio e bem-estar.

Essa cor está sendo muito utilizada em conjunto com outra que também foi escolhida como tendência de 2016: o rosa quartzo. As duas juntas criam um clima bastante harmonioso e são indicadas para deixar as áreas sociais convidativas.

decoração com azul

decoração com azul 1

Azul e branco

Azul e branco é uma fusão clássica e fácil de colocar em prática na decoração. Ambas em um mesmo cômodo remetem ao tema náutico e criam uma atmosfera elegante e agradável. E como o branco é um tom neutro, existe a possibilidade de mesclá-lo com qualquer nuance de azul no mesmo local, podendo usá-lo apenas em detalhes ou para pintar as paredes.

decoração com azul 2

decoração com azul 3

decoração com azul 4

Azul e cinza

A combinação dessas duas cores imprime sofisticação. Nesse contexto, o cinza, assim como o branco, neutraliza o ambiente, possibilitando um melhor aproveitamento do azul. Uma sugestão é manter a base cinza e adicionar o azul em uma das paredes ou em pontos de destaque, como sofá, almofadas, tapete, entre outros objetos.  Tons vivos de azul ficam ótimos nessa configuração.

decoração com azul 6

decoração com azul 7

decoração com azul 8

Azul e amarelo

Essa é para quem quer sair da zona de conforto e fugir das tradicionais misturas com tonalidades neutras. Ao contrário do azul, que é considerada uma cor fria, o amarelo é quente, aconchegante e simboliza alegria e prosperidade.

Se harmonizada corretamente, a mistura vai deixar o local alegre e descontraído. Para acertar, o ideal é que você pinte uma das paredes usando azul ou amarelo e complete a decoração usando o outro tom apenas nos detalhes.

decoração com azul 9

decoração com azul 10

decoração com azul 11

Azul e vermelho

É outra combinação que remete ao mundo náutico, portanto a sintonia já é garantida. Ambas são fortes e chamam atenção, logo é fundamental equilibrá-las quando usadas em um mesmo ambiente. As nuances das duas podem variar entre claro e escuro, vantagem que possibilita brincar bastante com essa versatilidade.

decoração com azul 12

decoração com azul 13

decoração com azul 14 decoração com azul 15

Azul e lilás

Apesar de ser uma união atípica, pode dar muito certo se aplicada de maneira apropriada. O lilás funciona especialmente com o azul claro, então tente harmonizar ambas de forma proporcional. Mesclar mobílias e artigos decorativos nesses tons é um bom plano.

decoração com azul 16 decoração com azul 17 decoração com azul 18

Usando o bom senso é possível trabalhar com todos os matizes de azul e ainda complementar com outras cores que podem ser neutras ou não. Agora é só escolher a combinação que representa melhor o seu estilo e mãos à obra!

Esse post foi uma colaboração da Fernanda Dutra da Tibério Construtora de São Paulo.

Recomendados para você:

About admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*